segunda-feira, 17 de maio de 2010

Propagando boas ideias


Lixo que vira madeira de boa qualidade e ainda ajuda a preservar a natureza

Você já ouviu falar em PAD?
Não, não é nenhum novo pacote do governo.  Esta é a sigla para Polietileno de Alta Densidade, popularmente chamado de madeira plástica, e comercialmente conhecido como madeira biossintética.
Porém, acredito que não seja ainda assim tão popular, pois eu nunca tinha ouvido falar. Conheci hoje, 16/05, através de uma reportagem exibida pela Globo News.
Mas você deve estar se perguntando, o que tem de incrível nesta madeira, se ela é de plástico?
Então vamos às explicações e aos argumentos:
A madeira biossintética é obtida pela junção de resíduos plásticos e fibras naturais ou sintéticas que, devidamente triturados e misturados a altas temperaturas, são prensados e transformados em madeira plástica.
Este material é altamente resistente à impactos, à ação do tempo e às condições climáticas, além de ser impermeável e imune aos cupins. Também comparado à madeira, é menos inflamável.
Outra vantagem é no processo de fabricação, que não utiliza água e nem agentes químicos, evitando qualquer tipo de resíduo.  E, na hora de beneficiar, ela não faz pó, sendo bem mais saudável para o trabalhador.
Aqui no Brasil, a madeira plástica é produzida por uma empresa de Belo Horizonte, com tecnologia 100% nacional. Por mês, 500 toneladas de resíduos plásticos são transformados em madeira biossintética e, a cada 700 quilos do material, uma árvore é poupada na natureza.
De acordo com a empresária Marta Borges, a madeira plástica pode substituir a madeira original em qualquer área, desde arquitetura, construção civil, transportes, enfim.  “O preço é compatível com o da madeira de lei”, ressalta.
Nos Estados Unidos, grande produtor de resíduos plásticos, o material já é conhecido e utilizado pelo governo de Los Angeles desde 1990, em praças e projetos urbanos.
O que está faltando para o governo brasileiro investir em projetos que estimulem o uso da madeira plástica?
Fico imaginando projetos sustentáveis de moradia, de emprego e renda, de melhorias dos espaços públicos, principalmente com o aval de ser totalmente ecológico.
Esta é uma ideia que deve e merece ser propagada!

Quem se interessou, pode saber mais sobre a madeira biossintética .

Beijos,
Ju Bettini




5 comentários:

  1. Olha que show, eu também não conhecia essa tecnologia.

    Já fiquei imaginando o deck lá do sítio feito de madeira de plástico.

    Bela matéria.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Que legal Ju, eu tb nunca tinha ouvido falar dessa madeira, que bom ter uma amiga jornalista, Juliana também é cultura!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju! achei bem interessante essa noticia! nunca tinha ouvido falar tb, mas é confortante saber que existem ainda soluções simples que pode preservar a nossa natureza!! informação mto util!! beijos da Lilian!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju! Super interessante essa matéria! Esse blog é muito flexivel e a gente entrando aqui sempre tem um bom assunto pra conversar com o maridão qdo ele chega em casa.

    qdo construir a minha casa, vou optar por essa madeira plástica no forro!

    bjx

    =)

    ResponderExcluir
  5. Ótima novidade! Ótimo texto. Parabéns! Um abraço.

    ResponderExcluir

O que você achou deste texto? Dê sua opinião!