segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Reflexões de mãe - Parte I

Tem uma frase pronta já bem batida que eu gosto muito. Ela mais ou menos assim: "Sempre falamos em deixar um mundo melhor para nossos filhos. Temos que pensar também em deixar filhos melhores para o mundo".
Começo com essa frase porque ando vendo as pessoas se preocuparem muito com o estudo dos filhos, o que é certo e justo! Porém, parece que é só isso o que importa.
Explico. Vejo crianças super feras em informática, falando inglês com fluência, excelentes alunos na escola... mas em casa, não sabem tirar o prato da mesa!
Hoje no meu facebook brinquei com as amigas dando um recado para as mães de meninos: "Alô, alô mães de meninos... vejam bem como estão criando os homens de amanhã! 
Ass.: Mãe de menina!"
Malu com 2 anos, brincando de lavar a louça!
Mas não são só os meninos não! 
Se você é mãe, assim como eu, pare e pense: Você delega responsabilidades para o seu filho de acordo coma idade dele?
Acredito que isso é muito importante para o amadurecimento da criança. 
Além do que, secar uma louça, guardar os brinquedos, colocar a roupa suja no cesto... não faz cair os braços de ninguém!
Não estou falando de trabalho forçado ou exploração de menores.
Estou falando de ensinar meninos e meninas que as coisas não caem do céu! Que pai e mãe não são empregados e que, até mesmo os empregados (as), merecem  respeito e consideração!
Além do que, o que não se aprende em casa, a vida se encarrega de ensinar. E muitas vezes à duras penas! 
Na minha singela opinião, o amadurecimento faz parte da vida. Ele precisa ser gradativo e continuo! Nós mesmos, já adultos, continuamos a vivê-lo! 
É, o fato é que educar não é nada fácil! Eu até costumo dizer que "quem tem filho tem teto de vidro". 

7 comentários:

  1. Juli, como sempre, acertou em cheio, no alvo!
    Sou mãe de um menino, como sabes, do Lucas.
    Desde sempre, é o Lucas quem arruma os brinquedos dele, sabe aquela bagunça espalhada pela casa, aqui nunca teve, só bem no comecinho, com os famosos Legos, mas foi questão de dias pra colocarmos o menino nos eixos. Sempre foi explicado pra ele que se quer ter as coisas, tem que cuidar, pois custam caro, e devem ser conservadas.
    Ele mesmo bota e tira a mesa, nos ajuda muito, se for preciso lava a louça, arruma a cama dele ao levantar pra ir pra escola. Claro que eu peço, mas ele faz, e isso é bom.
    É gentil com todas as pessoas, as vezes é até bobo, e leva uns desaforos pra casa (dos colegas da escola, hehehe).
    Em alguns momentos eu queria que ele fosse mais independente, pois ele ainda é um pouco tímido, lembra que ele nem ficou conosco, no nosso café? Pura vergonha!
    Mas isso ele ainda em tempo de corrigir, tomara!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Faltou vc dizer que o Lucas é um menino na faixa etária dos 10 anos!!!
    Vergonha são esses de 15, 16... 21 que só sabem fazer Nescau e olhe lá!
    Parabéns pela educação q vc dá ao seu filho, Maria. Só lamento em saber que vcs são mais exceção do que regra!


    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. "Para saber mandar deve-se, primeiro, saber fazer"
    Essa foi a frase que eu mais ouvi na vida enquanto morava com a minha mami. Agora, é uma das frases que eu mais falo para meus filhotes.
    No fundo, no fundo, "ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais".
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helck!Acabei de buscar a Malu na escola e no rádio tocou essa música!!! Claro q eu lembrei de ti!!!
      Eu fico aqui pensando... se com uma já é difícil... imagine com 3!!!
      Parabéns, amiga! Vc é um exemplo pra mim!!!

      Beijos

      Excluir
    2. A Elis permeia a minha vida com sua voz melodiosa e, sobretudo, com sua escolha de músicas inspiradoras...

      Excluir
  4. Oi Ju,
    obrigada pela participação lá no blog, boa sorte!!

    bjs
    Dani

    ResponderExcluir

O que você achou deste texto? Dê sua opinião!