sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O começo do fim... das sacolinhas plásticas

Gente! Minha vida anda um tanto provisória e, entre tentar me encontrar e correr atrás dos meus sonhos, achei um bom motivo pra vir aqui escrever e dar aquela ressuscitada no blog!
Estou morando, temporariamente, em Marília, uma próspera e agradável cidade do interior do Estado de São Paulo.
A novidade que vos trago é que uma lei municipal aboliu as sacolinhas de plástico do comércio desde o dia 2 de janeiro deste ano.
Malu e sua sacolinha retornável personalizada.
Apesar de não ter pego a população de surpresa,  a nova lei gerou uma mudança forçada nos hábitos. Antes da obrigatoriedade eu já usava minhas sacolas retornáveis para ir ao mercado, mas confesso que não era sempre que lembrava de levá-las comigo. Também por  incentivo da minha filha, que durante o ano passado estudou sobre reciclagem na escola, em casa, sempre procuramos separar o lixo e evitar o uso das sacolinhas plásticas.
Agora, vivendo em um lugar onde não há mais sacolinhas, vejo que as pessoas podem sim se adaptar e muito mais fácil do que pensamos.
Hoje, 11 dias após o início da lei, ao ir ao supermercado observei que as pessoas já se habituaram à nova rotina e o melhor, não tenho ouvido reclamações daqueles com quem convivo e converso.
Com certeza, nem todos gostaram, pois as sacolinhas depois que vinham do mercado viravam sacola de lixo, serviam pra guardar coisas, enfim.
O problema é que todas tinham o mesmo destino, o lixo.
Mas vendo pelo lado ecológico, o planeta e as gerações futuras, agradecem!


O post de hoje é uma visão bem pessoal sobre o assunto. Se você se interessou e quiser saber mais, veja  este link.

4 comentários:

  1. Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao prefeito dessa cidade, não é a toa que está em 8º lugar no rancking das melhores cidades para se viver no país. Em segundo lugar, estou feliz por ver que vc está já com a mão na massa e daqui a pouco, já estará na sua própria casa. E em terceiro lugar, to de boca aberta de como essa menina linda que é a malu, está cada dia mais parecida fisicamente contigo. será que isso tbem vai acontecer aqui em casa? Afinal, qdo nasceu, ela era a cara dos bettini's, o Gabriel era o xerox do dodô e agora parece bem mais com a moni. será que o meu anjo também vai ficar um pouco parecido comigo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Parabéns pela ideia da reciclagem! marília! Cidade de primeiro mundo!

    beijos

    =)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lisy!
    Não vejo a hora de estar no meu canto!

    ResponderExcluir
  3. Parece que nesse ano o movimento dos teus blogs será bem maior (mais posts)... isso é muito bom!
    Quanto as sacolinhas, tu me conhece, amiga! Como uma boa taurina estou ruminando o assunto e prefiro não comentar por enquanto.
    Beijos grande!
    Saudades!!!!
    Helck

    ResponderExcluir
  4. Juli eu sou meio Helck, hehehe, também taurina!
    Na verdade estou aqui me perguntando quem vai servir o comércio com as sacolinhas retornáveis...
    Me desculpe a pergunta infame, mas sabes que muita coisa acontece em função de medidas radiciais que são impetradas pelos nossos governantes, lembremos da obrigatoriedade de um kit de primeiros socorros nos veículos de passeio, muito político vendendo o tal kit...
    Beijos

    Não esquece de me mandar o número novo de telefone!

    ResponderExcluir

O que você achou deste texto? Dê sua opinião!