quinta-feira, 23 de junho de 2011

Gentiliza gera gentileza

Ando meio incomodada com a falta de paciência, a falta de gentileza e principalmente, com a grosseria que resulta disto.
Parece que o pensamento coletivo está mais egoísta.
Percebo este comportamento ainda mais aflorado nas redes sociais. Chega a ser cômico! Fulano anuncia até quando vai ao banheiro... mas se irrita se é convidado para uma brincadeira dessas de responder sobre outra pessoa.
Pra mim, este é um exemplo claro de egoísmo, pois ele acha que os outros estão interessados em saber dos pormenores de sua vida, mas se julga muito importante para ser importunado por um convite?!
Mas isto é apenas um exemplo... não estou defendendo e muito menos querendo incentivar esses joguinhos nas redes sociais! Foi apenas um exemplo entre tantos outros que eu poderia citar.
O twitter, por exemplo, por muitos é usado para promover insultos.
O mundo virtual, assim como o real, está cheio de pessoas impacientes.
Que por pressa ou pressão, acabam perdendo coisas boas e simples, como desfrutar da paisagem, de puxar uma conversa com a moça da fila, pensar um pouco mais na vida... sei lá?
Acredito que haja tanta coisa relevante pra gente se "irritar", e fazer algo em resposta a isso! Como com o cenário político, o descaso com a educação, com a saúde e tantas outras coisas bem mais importantes.
E, por falar em educação, pense que o exemplo é uma das formas mais eficazes de ensinar. Então eu pergunto, que exemplo você está dando ao seu filho?
Você separa o lixo?
Você escova os dentes com a torneira fechada?
Você diz bom dia ao porteiro do prédio?
Estaciona o seu carro na vaga que lhe é de direito?
Leva sua eco-bag para o supermercado?
Você é gentil com os outros e com os seus?
Sim, todo mundo tem o direito de acordar de mau humor. Mas você acha uma escolha inteligente permanecer de mau humor?
O que se ganha com isso?
Temos todos os dias o direito da escolha. Que tal escolhermos sermos gentis, prestativos, otimistas, educados. Tenha certeza de que fará mais bem a você do que a quem tratou bem.
Lembre-se da lei do retorno!
Gentileza gera gentiliza.

9 comentários:

  1. Parabéns...pelo texto (mto bom)...pela iniciativa!!!
    A vida ta assim tão corrida que as pessoas estão se esquecendo de serem educadas!!!! E é assim mesmo...gentileza gera gentileza...a toda ação tem uma reação em igual ou maior proporção!!! é isso aí meu povo...vamos ser educados e gentis...para receber o mesmo tratamento!!!

    ResponderExcluir
  2. A Mônica acabou de me avisar que esta anônima é ela!
    Então Mô, acredito que devemos pensar e agir assim: se eu posso ser melhor, pq não? Se eu posso fazer melhor, pq fazer de qquer jeito?
    E ir semeando bons sentimentos nas pessoas...
    Se é verdade (e eu acredito q seja) q o vc faz aos outros volta pra vc, então, vou fazer o meu melhor!
    E como diz aquela propaganda: Educação, passe a diante!

    ResponderExcluir
  3. Ilton Piram

    Disse e Repito.
    Palavras sábias, que serão certamente aproveitadas nos meus pronunciamentos. Temos que permanente nos avaliar para não cometermos equívocos e nos transformarmos em pessoas antipáticas.
    A sua simpatia Juliana, serve como exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Bom texto. Muito bem trabalhada a idéia de que cada vez mais estamos nos afastando do convivio real para nos isolarmos dentro de nós mesmos e pensarmos somente no nosso umbigo.Acredito que a sociedade vem se alterando ao longo dos anos e com isso está nos tornando cada vez mais individualistas. Existem ainda pessoas que pensam na gentileza e no coletivo e com certeza vc Juliana é uma dessas pessoas iluminadas.Abraço

    ResponderExcluir
  5. Aos queridos amigos, Piram e Carlão, muito obrigada pelas palavras...
    É bem como vc disse Carlão, estamos caminhando para um individualismo... mas eu penso que é hora de parar um pouco para pensar onde esse comportamento irá nos levar.
    Pq vc não precisa dizer amém à tudo para ser uma pessoa legal... Vc pode sim ser uma pessoa com pensamentos próprios, com suas vontades respeitas, sem q para isso, machuque ou seja indiferente aos outros...
    Ser legal sim, ser otário não!
    E uma coisa é uma coisa e outra coisa, é outra coisa bem diferente...
    Beijão pras vcs e obrigada por comentar aqui!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do texto! Estamos caminhando para um individualismo coletivo. Esquecemos que o umbigo é o centro do corpo, não o centro do universo. Gentiliza é, também, reconhecer tudo isso e mudar o comportamento.
    Como eu digo, temos as mídias sociais ao nosso favor e utilizamos somente para superficialidades.
    Para quem tem filhos, vale dar o exemplo e sempre se perguntar que tipo de filho você quer deixar para a sociedade?
    Beijos, Ju. Adorei a iniciativa!

    ResponderExcluir
  7. Oi Helck! Vc como mãe pegou bem o meu pensamento... é isso mesmo, que filhos estamos deixando para o mundo com esses exemplos que estamos dando?
    Minha felicidade é saber que existem pessoas como vc e o Gil que sabem transmitir valores pros seus filhos!
    Um grande beijo e obrigada sempre pela presença no meu blog!

    ResponderExcluir
  8. Maria José S. R. Klein17 de agosto de 2011 às 19:21

    É Ju, hoje me peguei sendo grosseira com a menina que estava autorizando os exames da minha sogra que passou super mal hoje pela manhã.
    Claro que eu recebi um 'queres que eu te explique?' com aquele desdém de quem está com a razão.
    Nesta hora voltei para o mundo real e vi como tinha agido, pedi desculpas e que ela me explicasse. No fim, fiquei envergonhada, pega, mereci! E é, gentileza gera gentileza!

    ResponderExcluir
  9. Zezé, sua sinceridade neste post foi mto legal! Pq não somos seres infalíveis... mas reconhecer os próprios erros é de uma nobreza de caráter incrível!

    ResponderExcluir

O que você achou deste texto? Dê sua opinião!