sábado, 26 de fevereiro de 2011

Uma história sobre a essência da liderança e do amor

Terminei hoje de ler "O Monge e o Executivo" de James C. Hunter. Um livro bastante conhecido que, quem ainda não leu, fica a minha recomendação.
Na capa, o livro se explica como sendo uma história sobre a essência da liderança. E realmente o é! Porém, a palavra chave é AMOR.
Através da busca de um executivo para ser um bom líder, um bom marido, um bom pai e um homem melhor, o autor consegue mostrar como o amor pelo próximo é viável e é ele quem nos transforma em pessoas melhores!
Por isso eu ouso recomendá-lo para qualquer pessoa, em qualquer situação ou momento da vida. Pois, certamente irá se reconhecer em alguma parte ou ainda, algum tema abordado se encaixará perfeitamente naquilo que precisamos refletir.
A minha curiosidade em lê-lo veio da frase escolhida pela minha família para ser o "tema" do nosso encontro anual: "O amor é o que o amor faz". Pra mim esta frase é genial! Simples e genial!
Outra grande descoberta que este livro me proporcionou é a de que o bom líder, (e aí podemos trocar líder por mãe, mulher, profissional ) é aquele que sabe servir. "Quem quiser ser líder deve ser primeiro ser servidor. Se você quiser liderar, deve servir." Jesus Cristo.
Muitas boa citações podem ser tiradas deste livro e ótimas reflexões para nossas vidas.
Para encerrar, divido com vocês o que pra mim foi uma bela descoberta: O Agapé! (sim já estou pensando em ler o livro do Padre Marcelo... rs.)
Segundo o autor, "muito do novo Testamento foi escrito pelos gregos, que usavam palavras diferentes para descrever o amor. Eros, referia-se à atração sexual. Storgé, ao amor familiar. Philos, à fraternidade e, finalmente o Agapé, ao amor incondicional, àquele que não espera nada em troca".
No meu entendimento, quando ouvimos falar em amor, logo pensamos no sentimento que temos por nós e por nossos filhos e conjuges, que com total franqueza, é impossível sentir por um desconhecido qualquer.
Mas é mais simples do que parece. "Quando Jesus fala de amor no Novo Testamento, usa a palavra Agapé, um amor traduzido pelo comportamento e pela escolha, não o sentimento do amor". Ou seja, fazer aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem conosco. Simples assim!
Simples?
Sim, basta querer!
E nós podemos!!!

Beijomesiga!

Ju Bettini

2 comentários:

  1. "O amor é o que o amor faz"
    Lindo, simples e verdadeiro.
    Estava procurando uma frase para a minha próxima almofada, acabei de encontrá-la!
    Acho que está na hora de reler esse livro...
    Quanto a frase de Cristo, é a frase que uso quase diariamente aqui em casa. Um tanto modificada, mas com mesmo sentido "Para saber mandar, tem que, primeiro, saber fazer". Essa é uma frase que carrego comigo sempre.
    Bem vinda de volta!!!!!!!!!!!
    Beijão,
    Helck
    arteandprosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. li esse livro e amo! peguei vários exemplos e experiencias desse livro para minha vida!

    quiçá, todos que lessem pudesse por em prática, teríamos um mundo melhor.

    =*

    ResponderExcluir

O que você achou deste texto? Dê sua opinião!