segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Reflexões de mãe - Parte I

Tem uma frase pronta já bem batida que eu gosto muito. Ela mais ou menos assim: "Sempre falamos em deixar um mundo melhor para nossos filhos. Temos que pensar também em deixar filhos melhores para o mundo".
Começo com essa frase porque ando vendo as pessoas se preocuparem muito com o estudo dos filhos, o que é certo e justo! Porém, parece que é só isso o que importa.
Explico. Vejo crianças super feras em informática, falando inglês com fluência, excelentes alunos na escola... mas em casa, não sabem tirar o prato da mesa!
Hoje no meu facebook brinquei com as amigas dando um recado para as mães de meninos: "Alô, alô mães de meninos... vejam bem como estão criando os homens de amanhã! 
Ass.: Mãe de menina!"
Malu com 2 anos, brincando de lavar a louça!
Mas não são só os meninos não! 
Se você é mãe, assim como eu, pare e pense: Você delega responsabilidades para o seu filho de acordo coma idade dele?
Acredito que isso é muito importante para o amadurecimento da criança. 
Além do que, secar uma louça, guardar os brinquedos, colocar a roupa suja no cesto... não faz cair os braços de ninguém!
Não estou falando de trabalho forçado ou exploração de menores.
Estou falando de ensinar meninos e meninas que as coisas não caem do céu! Que pai e mãe não são empregados e que, até mesmo os empregados (as), merecem  respeito e consideração!
Além do que, o que não se aprende em casa, a vida se encarrega de ensinar. E muitas vezes à duras penas! 
Na minha singela opinião, o amadurecimento faz parte da vida. Ele precisa ser gradativo e continuo! Nós mesmos, já adultos, continuamos a vivê-lo! 
É, o fato é que educar não é nada fácil! Eu até costumo dizer que "quem tem filho tem teto de vidro".